Publicações
Nesta página, algumas publicações relevantes, a partir de 2007, são disponibilizadas.
Artigos completos publicados em periódicos
TUMOLO, C. H. S.; BENDER, M. C. Digital videos in the English as a Second Language classroom. Domínios de Lingu@gem, v. 17, p. 1-38, 2023. clique aqui. DOI.
GOTTARDI, W.; ALMEIDA, J. F.; TUMOLO, C. H. S. Automatic speech recognition and text-to-speech technologies for L2pronunciation improvement: reflections on their affordances. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. 1-15, 2022. clique aqui.
BALDISSERA, L. G. ; TUMOLO, C. H. S. Apps for developing pronunciation in English as an L2. Revista X, v. 16, n. 5, p. 1355-1378, 2021. clique aqui. DOI.
LORENSET, C. C.; TUMOLO, C. H. S.; BENDER, M. C. O uso de vídeos e histórias digitais como recursos digitais na sala de aula de inglês como língua estrangeira. Revista X, v. 16, n. 3, p. 728-741, 2021. clique aqui. DOI.
ROCHA, V. ; TUMOLO, C. H. S. Digital Stories: Students’ perception of feedback contribution for script development in L2. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 357-375, 2020. clique aqui. DOI.
SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. Online Oral Negotiated Interaction: A Study of Brazilian Beginners Using WhatApp. International Journal of Research in English Education (IJREE), v. 5, n. 3, p. 40-60, 2020. clique aqui.
PIRES, D. R.; TUMOLO, C. H. S. L2 Vocabulary Instruction: an analysis of smartphone applications for English learning. Revista Diacrítica, v. 34, n. 1, p. 225-247, 2020. clique aqui. DOI.
LORENSET, C. C.; TUMOLO, C. H. S. Vocabulary Acquisition in English as a Foreign Language: Digital Gameplaying the Sims. Revista Linguagem & Ensino, v. 22, n. 4, p. 1002-1019, out-dez, 2019. clique aqui.
TUMOLO, C. H. S. Digital Stories for L2 and their development process. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, 17, n. 1, p. 15-30, 2018. clique aqui.
SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. Interação oral online pelo whatsapp na aprendizagem de inglês para iniciantes. Letras em Revista. Dossier – Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores, 9 n. 01, 2018. clique aqui.
AZEVEDO, B.; PIRES, D. R.; LORENSET, C. C.; TUMOLO, C. H. S. Vocabulário em inglês como língua estrangeira: um breve estado da arte no Brasil. Revista Estudos Anglo-Americanos, v. 46, n. 2, p. 62-94, 2017. clique aqui
SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. . SkypeTM Classes: Teachers and Students: Perceptions on Synchronous Online Classes in Relation to Face-to-face Teaching and Learning. International Journal of Language and Applied Linguistics, v. 1, p. 36-45, 2015. clique aqui
TUMOLO, C. H. S.. Histórias Digitais como Recurso para Ensino/Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. Estudos Anglo-Americanos, v. 1, p. 101-117, 2015. clique aqui ou aqui.
TUMOLO, C. H. S.. Recursos digitais e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Ilha do Desterro, v. 66, p. 203-238, 2014. clique aqui
TUMOLO, C. H. S.; TOMITCH, L.M.B.. Avaliando a leitura em Inglês: uma reflexão sobre itens de testes. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 7, p. 67-90, 2007. clique aqui
TUMOLO, C. H. S.. Vocabulary and reading: teaching procedures in ESP classroom. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 10, p. 477-502, 2007. clique aqui
Capítulos de livros publicados
TUMOLO, C. H. S. Recursos digitais para ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira: o vídeo em destaque. In: Lêda M.B. Tomitch; Viviane M. Heberle. (Org.). Perspectivas Atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1ed.Florianópolis: LLE/PPGI/UFSC, 2017, v. , p. 51-76. clique aqui
TUMOLO, C. H. S.. Assessing reading comprehension: the fair focus of test items. In: Tumolo, C. H. S.; Figueiredo, D. C.; Moritz, M. E.; D’ely, R.. (Org.). Advanced Research in English Series: Contextualized practices in EFL teaching and assessment. Florianópolis: PGI – UFSC, 2011, v. , p. 17-42. clique aqui revista completa ou aqui.
TUMOLO, C. H. S.. Desenvolvendo a habilidade de leitura em Inglês como língua estrangeira: contribuições das pesquisas do PPGI. In: Susana Bornéo Funck. (Org.). História e memória: 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. 1ed.Florianópolis: UFSC/CCE/PGI, 2011, v. 01, p. 63-71.
TUMOLO, C. H. S.. Especificações e pré-testagem: etapas essenciais na elaboração de testes de leitura em língua estrangeira. In: Lêda Maria Braga Tomitch. (Org.). Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru, SP.: Edusc, 2008, v. , p. 125-144.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
SALBEGO, N. N. ; TUMOLO, C. H. S. Interação Oral Online para Aprendizagem de Línguas: Proposta de Atividade Didática no Whatsapp. Anais CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento, maio 2018. clique aqui.
TUMOLO, C. H. S; LORENSET, C. C.; SALBEGO, N. N. Recursos digitais para o ensino e aprendizagem de inglês. Anais do VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Língua, abril 2017, v. 2, n. 2, p. 720-729. clique aqui
SALBEGO, N. N.; TUMOLO, C. H. S.. Autonomia na aprendizagem de línguas em EaD: percepção de alunos com relação ao desenvolvimento das quatro habilidades em inglês. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD, 2014, Florianópolis. Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática, 2014. p. 1820-1834. clique aqui
TUMOLO, C. H. S.; SANTIBANEZ, V. S.. Autonomia em graduação na modalidade a distancia: estratégias de organização e de aprendizagem. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada – Linguística Aplicada & Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011. v. 1. clique aqui
Produção Técnica
TUMOLO, C. H. S.; BERGMANN, J. C. F.; RAMOS, N. K. R.; FERREIRA, F. T. Material para o curso de especialização em educação na cultura digital, para o Núcleo Específico de Aprendizagem de Língua Estrangeira e TDIC, 2014. clique aqui