Informação Geral

     Prof. Celso Henrique Soufen Tumolo

Prof. Celso Henrique Soufen Tumolo é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – DLLE, CCE, UFSC, trabalhando na graduação como também na pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI). Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1988), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (1999) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (2005), ambos no PPGI. Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras – Inglês na modalidade a distância UFSC entre 2009 e 2013 e fundador e do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE UFSC, o qual coordenou até dezembro de 2015. Fez pós-doutorado em tecnologia educacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro entre agosto e dezembro de 2013, e na University of Houston, Texas, Estados Unidos, entre janeiro e junho de 2014, com atividades vinculadas ao Laboratory of Innovative Technology in Education – LITE e foco em educational uses of Digital Storytelling. Foi, também, coordenador do Programa Inglês/Idiomas sem Fronteiras UFSC em 2014/2015 e do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) entre 2017 e 2019. Foi editor chefe da Revista Estudos Anglo-Americanos de 2015 a 2018. Fez pós-doutorado em tecnologia educacional na Universidade Federal do Espírito Santo entre agosto e dezembro de 2019, e na University of California at Santa Barbara, Estados Unidos, entre janeiro e junho de 2020, com foco em desenvolvimento de vídeo educativo.

Tem atuado principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira e tecnologia educacional. Trabalha com uma abordagem mais qualitativa de coleta e análise de dados, embora envolva noções de abordagem ‘mixed methods’. Na área de tecnologia educacional, tem interesse específico em elaboração e uso de material digital multimidiático, que incorporam noções de design para promover o desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos-motivacionais em ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira.

Currículo Lattes